Pular para o conteúdo

Está correto dizer que “Vou abrir um BO contra Fulano”?

NÃO!

Há uma piada nos meios Policiais a respeito, dizendo que, se a pessoa chega à Delegacia dizendo que quer abrir um BO, o Policial entregaria a ela um BO já registrado para que ela abrisse fisicamente o documento. Por questão de profissionalismo, ética e respeito às vítimas que chegam às Delegacias, não há relatos de que esta brincadeira já tenha sido posta em prática. 😀

No entanto, o termo é realmente incorreto, isto porque, realmente só se pode ABRIR o que já existe, e o BO que se pretende ainda não existe. Assim o termo correto é REGISTRAR UM BO. Mas isto é apenas um detalhe, que mais tem a ver com língua portuguesa que técnica jurídica.

O erro mais impactante desta frase está em dizer que se vai registrar um BO “CONTRA FULANO”. Isto porque, não se registra uma ocorrência contra alguém. O BO é a narrativa de um fato da vida que gera interesse do Estado e mais especificamente da Polícia em investigá-lo.

Você pode me questionar: “Mas Daniel, então eu não posso acusar ninguém no BO?” Em realidade, você até pode narrar em um BO que Fulano é o suporto autor daquele fato supostamente criminoso, mas, a apuração da veracidade do que foi dito por você será feita em um Inquérito Policial.

Para saber o que é um BO, leia este nosso post.

Sua opinião é importante para nós

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *